top of page

Ser Mulher nos Bombeiros

Mulheres na linha da frente: colóquio destaca bombeiras de referência em Samora Correia

Ser Mulher nos Bombeiros

No próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Palácio do Infantado, em Samora Correia, foi palco do colóquio “Ser Mulher nos Bombeiros”, uma iniciativa que homenageia três mulheres que quebraram barreiras no setor da proteção e socorro.

O evento, organizado pela Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC), integrou as comemorações dos 50 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia.


O encontro, contou com a participação de Marlene Parracho, bombeira há 30 anos, Thays Freixo, comandante dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, e Irina Noel, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia. Esposas, mães e líderes, estas mulheres são exemplo de resiliência e dedicação num setor que, durante séculos, foi exclusivamente masculino.


Este colóquio pretendeu dar voz às mulheres que enfrentaram resistências e abriram caminho para a igualdade, sempre motivadas pelo espírito de missão e serviço público. A iniciativa não só assinalou o Dia da Mulher, como também pretendeu inspirar novas gerações de bombeiras a integrarem e liderarem corporações.


bottom of page